Como trabalhar com código de barras?

Por identificar rapidamente as características de cada produto, o sistema facilita controle pelo fornecedor e pode ajudar a conquistar clientes de grande porte?

por Patrícia Machado e Adriane Castilho

R: O código de barras funciona como o RG de um produto. Com ele, é possível acessar instantaneamente a descrição das suas características. Essa verificação imediata permite maior controle dos estoques pelo fornecedor e também pela ponta que recebe os produtos, seja no varejo ou na indústria. “O sistema de codificação elimina erros de contagem e permite um controle rigoroso”, diz o pro-fessor Luiz Carlos Di Serio, coordenador do curso de Competitividade e Inovação do Programa de Educação Continuada da Fundação Getulio Vargas (PEC-FGV). “Os códigos fornecem ao empreendedor importantes informações sobre a gestão do seu negócio. Ele checa, por exemplo, como está o nível de seu estoque e até o do comerciante, e quais são os produtos mais vendidos”, diz. O ganho de controle é mais evidente em empresas com portfólio variado e de produtos em série, padronizados.

A imagem do código de barras é uma representação gráfica de uma combinação numérica, o GTIN — Número Global do Item Comercial. Os números identificam o país de origem, o fornecedor e a descrição do produto. Com o GTIN, é possível acessar informações como peso, altura, largura, cor e até as datas de fabricação e de validade de cada item. O fornecedor é quem define as informações que deseja incluir na descrição. A sequência numérica completa é transformada na imagem de barras por meio de softwares específicos.

“Ter um produto codificado é essencial para quem quer comercializar com grandes empresas”, diz Flávia Costa, assessora da GS1 Brasil, associação responsável pelo licenciamento dos códigos de barra no país. “A sequência numérica permite um rápido cadastro das informações vinculadas a ela. Isso traz credibilidade ao fabricante”, afirma. O valor mínimo para empresas associadas adquirirem o GTIN é R$ 509 por ano. A GS1 atua em mais de cem países para disseminar a utilização do sistema e tem 55 mil empresas associadas no Brasil. Confira a seguir exemplos de empresas que adotaram o código de barras para atender clientes de grande porte na indústria e no varejo.

Fonte: www.revistapegn.globo.com

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