Um setor que ganha destaque no mercado é o de alimentos congelados. São produções muitas vezes artesanais, em menor quantidade, voltado a diversos segmentos. Marmitas simples, comida saudável, comida fitness ou gourmet, não importa o público, a etiqueta precisa existir. Leia mais para descobrir qual é a melhor etiqueta para produtos congelados ou peça um orçamento!
BOPP ou Couchê?
Na maioria dos casos a etiqueta ideal é a de BOPP.
O BOPP (polipropileno biorientado) é um filme que resiste bem a umidade (não absorve água) e ao congelamento. Isso significa que ele não muda de aspecto desde a sua aplicação, durante o congelamento ou resfriamento até o descongelamento na frente do cliente. A etiqueta pode ser em BOPP fosco, BOPP brilhante, BOPP transparente, metalizado ou outras opções.
Uma outra opção mais econômica é a etiqueta de papel couchê. Ela até pode ser utilizada para alimentos refrigerados ou congelados, mas tem alguns problemas: por ser um papel, ela resiste pouco a água e vai absorvendo umidade lentamente. Assim, especialmente no descongelamento, a etiqueta tende a encharcar e ficar feia, o que não é bom para a sua marca. Então, claro que a etiqueta também não fica bem se o produto for aquecido em banho maria. Uma última desvantagem: o papel couchê com adesivo permanente é muito chato para ser removido da embalagem, caso ela seja reaproveitada.
O papel couchê tem uma vantagem sobre o BOPP, além do preço: ele aceita melhor a escrita com caneta esferográfica (para anotações à mão), pois a tinta da caneta seca rapidamente sobre ele. No BOPP também é possível escrever, mas é preciso esperar alguns segundos depois de escrever para a tinta não borrar. Para fazer anotações em etiquetas que serão congeladas, recomendamos usar canetas especiais tipo “permanente” (como canetas para CD ou retroprojetor), para que as anotações não borrem durante o descongelamento, ou carimbo específico para isso.
Aplicações diversas
São vários os negócios que exigem uma boa etiqueta para congelados. Um dos negócios da moda é a de alimentos prontos, sejam refeições prontas, sejam empresas maiores que fazem marmitas vendidas nas seção de congelados de supermercados e varejistas.
O que vai na etiqueta? Muitas vezes a etiqueta é o próprio rótulo do produto. Então você pode incluir o logotipo da empresa, CNPJ, nome do produto, ingredientes, tabela nutricional, datas de fabricação e validade, instruções de armazenagem e conservação e dados sobre alergênicos.
Como fazer etiquetas para congelados? Você pode imprimir a etiqueta inteira em uma empresa especializada em etiquetas (como a EF Etiquetas por exemplo) ou você pode comprá-la em branco, do tamanho certo para a sua embalagem e imprimir as informações em uma impressora de etiquetas (lembrando que você também pode comprar esses itens – etiqueta branca e impressora – conosco). Também pode combinar as duas opções ao imprimir apenas o logotipo da empresa conosco e o restante das informações (e variações entre produtos) na sua impressora.
São vários os produtos que utilizam esse tipo de material, por exemplo:
Etiquetas para:
salgados congelados
doces e caldas
comida congelada (refeição congelada – marmitas fitness, dietas, gourmet)
massas congeladas
pastel congelado
pescados e frutos do mar
restaurantes e buffet
sopas e caldos
frigoríficos e carnes
Além do setor alimentício, etiquetas para congelados também são utilizadas em pesquisa científica, em laboratórios e clínicas.
Texto original retirado de: https://www.promtec.com.br/etiquetas-para-congelados/ (TEXTO ADAPTADO)
Facebook Facebook