Como escolher a etiqueta adesiva correta?

Você sabia que existem rótulos e etiquetas adesivas permanentes ou removíveis? Que existem hoje substratos para diversas necessidades como por exemplo; aderência em materiais porosos e lisos, que ofereçam resistência a temperaturas extremas (calor/frio), resistência a raios UV, a água, resistência química e também para contato direto e indireto em alimentos?

ETIQUETAS OU RÓTULOS AUTO-ADESIVOS SÃO COMPOSTOS POR 3 ELEMENTOS BÁSICOS:

etiq












Frontal: são inúmeras as opções (o material da etiqueta ou rótulo aonde são impressas as informações), que pode ser de alguns tipos de papel (couchê, branco fosco ou offset, para impressão térmica (transtherm), laminado e fluorescente) e alguns tipos de plástico e filmes (BOPP, poliéster, pet, nylon, tyvek, polietileno, polipropileno, vinil).
Adesivo: também são muitas as opções de cola ou adesivo (permanente, removível, acrílico, borracha) e em diversas gramaturas.
Liner: também há algumas opções de liner (o papel que vem depois da cola), como gramatura e tipo.

É A COMBINAÇÃO DESSES ELEMENTOS QUE TORNARÁ A SUA ETIQUETA ADEQUADA A SUA NECESSIDADE. ENTÃO COMO ESCOLHER A ETIQUETA CERTA?
Abaixo algumas perguntas básicas que podem direcionar a escolha da sua etiqueta ou rótulo.

1 – Ela deve ser permanente ou removível?
Por exemplo, adesivos de aviso em cartões de crédito, sapatos, louças, panelas, vidrarias e peças de decoração devem ser facilmente removíveis pelo cliente. Para isso há adesivos acrílicos que não deixam resíduo. Rótulos, etiquetas para expedição e para identificação de ativos fixos devem ser permanentes. Há também etiquetas sem adesivo chamadas de tags, usadas para pendurar em roupas ou posicionadas em suportes próprios (testeiras de gôndolas, por exemplo). Existem ainda adesivos reposicionáveis, que podem ser colados e descolados diversas vezes sem perder a eficiência. Estes são uma nova tendência em embalagem de alimentos: imagine um pacote de biscoito, arroz, feijão, farinha e cereais que venha com este adesivo, a embalagem se mantém fechada o tempo todo, preservando o alimento.

2 – Em qual superfície serão coladas?
Essa informação é importante para definir o tipo de adesivo, já que em linhas gerais, adesivos acrílicos aderem melhor em superfícies lisas (metais limpos, porcelanas, vidros, plástico liso, papel) e adesivos à base de borracha possuem desempenho superior em superfícies porosas ou irregulares (madeira, papelão, plástico rugoso, tecido). Existem ainda adesivos específicos para superfícies de difícil adesão, como pneu, madeira, concreto.

3 – A etiqueta trabalhará com que temperatura e em que tipo de ambiente?
As etiquetas serão submetidas a alta ou baixa temperatura (congelamento/freezer)? Será utilizada para ambiente interno ou externo? Entre os dois extremos há uma infinidade de aplicações e recomendações. Existem também etiquetas especiais para uso em ambiente interno ou externo.

4 – Que tipo de informação, código ou personalização deverá ser impresso?

Há etiquetas com códigos de barras, datas de validade e fabricação, ingredientes, informações de segurança, controle de inventário e uma série de outras informações. Algumas etiquetas são próprias para anotações à caneta, outras não.

5 – A que tipo de agressão a etiqueta estará sujeita?
Se você precisa de etiquetas para maquinário pesado, em ambiente externo, onde estarão sujeitas à chuva, raios UV, lama e graxa, há materiais plásticos mais resistentes. Por outro lado, há etiquetas que não ficarão expostas às intempéries, mas são coladas em produtos que acabam muito expostos ao atrito, como por exemplo, tubos de metal, que são friccionados quando empilhados para armazenagem. De nada adianta a etiqueta se ela se rasgar ou soltar nesse processo. Há também materiais resistentes a produtos químicos e outras variáveis.

6 – Qual a tecnologia de impressão que será utilizada para a impressão da etiqueta?

Existem diversas tecnologias de impressão como: laser, inkjet, offset, flexografia, transferência térmica entre outras e, para cada uma existe um frontal adequado. A incompatibilidade do frontal é geralmente a maior causa dos problemas de impressão e resistência da imagem impressa. Utilizando a etiqueta adequada para a sua tecnologia de impressão (equipamento)você reduz seus problemas em até 99%. A tecnologia de impressão por transferência térmica não aceita bem papel poroso, que é o mais adequado para impressão matricial em flexo ou offset, ja que a tinta utilizada é liquida e “preenche” melhor os poros.

Com essas perguntas iniciais é possível determinar o melhor material adesivo para a sua necessidade. Há ainda outras variáveis para escolher de modo ainda mais específico o material certo para a sua aplicação, então é importante que saiba exatamente do que precisa e informe seu fornecedor, afinal muitas vezes o barato pode sair caro.

Fonte: IIMAK

Destaques